Tecnologia na movimentação de cargas: como é aplicada?

Quando o assunto é logística, a otimização de processos e a eficiência operacional são sempre uma prioridade. Afinal, isso garante um fluxo adequado de material, além de minimizar desperdícios e melhorar a precisão das entregas. E a utilização de tecnologia na movimentação de cargas é um recurso fundamental para alcançar todos esses objetivos de forma muito mais rápida e precisa. 

Neste contexto, os veículos industriais têm desempenhado um papel muito importante. As próprias empilhadeiras, que ganham destaque entre esses itens, são equipadas com tecnologia bem avançada. Alguns modelos disponíveis no mercado contam com funcionalidades muito práticas, como sistemas de posicionamento por satélite (GPS) e sensores de proximidade, além do design versátil e a capacidade de transportar uma enorme variedade de materiais. 

Indispensáveis em grandes armazéns e centros de distribuição, esses equipamentos não apenas agilizam os processos, mas também limitam custos operacionais, liberam recursos humanos para outras atividades, que sejam mais estratégicas e analíticas, e ainda reduzem significativamente o risco de danos aos produtos durante o transporte. 

E se você quer entender quais são as principais vantagens da tecnologia na movimentação de cargas e como aplicá-las no seu sistema logístico, não deixe de conferir nosso conteúdo! Vamos às dicas? 

Entenda o que é tendência na tecnologia de movimentação de cargas e como você pode otimizar os processos logísticos da sua empresa sem muito segredo 

Sabemos que as empilhadeiras são basicamente projetadas para levantar, transportar e empilhar cargas de maneira eficiente. Mas e se fosse possível automatizar esse processo? Isso limitaria a necessidade de intervenção humana e tornaria o processo mais eficiente e seguro, tanto para o operador quanto para a carga. 

Entretanto, isso já é uma realidade e não para para por aí. 

Automação e empilhadeiras inteligentes 

A ascensão da automação é uma das transformações mais notáveis em todos os setores do mercado, mas especialmente na indústria. Dentre os principais benefícios das automações, minimizar erros humanos, realizar tarefas mais rapidamente e aumentar a produtividade são os mais lucrativos. 

Equipadas com tecnologia avançada, as empilhadeiras inteligentes agora têm a capacidade de operar autonomamente em ambientes controlados. Seus sensores precisos e os sistemas de visão computacional capacitam essas máquinas para navegar com toda a segurança e realizar tarefas específicas com o esforço mínimo do operador. 

Sistemas de assistência ao operador 

E já que trouxemos o assunto do operador, além da automação, as empilhadeiras modernas também contam com sistemas avançados de assistência ao operador. Ou seja, câmeras de visão traseira, sensores de proximidade e alertas de colisão que tornam a condução muito mais segura e evitam acidentes. 

Essas tecnologias proporcionam aos operadores uma visão abrangente do ambiente ao seu redor, funcionando como um mecanismo de proteção tanto para o operador quanto para a carga. 

Tecnologia de bateria avançada 

A eficiência energética, em um cenário onde a sustentabilidade e os cuidados com o meio ambiente são preocupações urgentes, é um requisito para o desenvolvimento de novas empilhadeiras elétricas. As baterias de íon de lítio emergiram como a principal opção, uma vez que oferecem uma durabilidade muito maior de energia, tem um processo recarga mais rápido e uma vida útil prolongada. 

Sensores de carga e peso 

A precisão na movimentação de cargas, especialmente quando falamos sobre peso e operação, é essencial para evitar danos (de leves a graves) aos produtos e garantir a segurança do operador no local de trabalho. 

As empilhadeiras mais modernas geralmente apresentam essa funcionalidade de sensores de carga e peso, que fornecem informações em tempo real sobre a carga que está sendo movimentada. Essa tecnologia não apenas evita sobrecargas (o que sabemos que pode comprometer a durabilidade do veículo e causar acidentes), mas também auxilia os operadores na distribuição equitativa de cargas, otimizando o desempenho da sua empilhadeira. 

Conectividade 

A conectividade é uma peça-chave na modernização das empilhadeiras produzidas mais recentemente. Sistemas de telemetria permitem que gestores de frota monitorem o desempenho das empilhadeiras em tempo real. Então dados como horas de operação, consumo de combustível ou energia e alertas de manutenção são transmitidos simultânea e remotamente. 

Como escolher o veículo industrial de movimentação de carga adequado para a sua empresa 

Ainda que tenhamos focado bastante nas funcionalidades das empilhadeiras, as paleteiras também são alternativas muito eficientes, especialmente para armazéns menores ou locais limitados, com espaço restrito para movimentação. Portanto, a escolha do veículo ideal

deve variar de acordo com as suas necessidades logísticas e, claro, o tipo de carga e espaço. 

Entretanto, podemos destacar algumas dicas muito úteis na escolha do equipamento: 

  • Avalie a quantidade de carga que o veículo precisará mover; 
  • Considere o tipo de carga que será movimentada; 
  • Pense no ambiente em que o veículo será usado (armazéns grandes ou pequenos, ambiente interno ou externo etc.); 
  • Se estiver escolhendo um equipamento de elevação, verifique a altura máxima de elevação necessária; 
  • Considere a necessidade de manobras; 
  • Considere os custos operacionais, incluindo manutenção, combustível (caso seja necessário), habilitação ou treinamento de operadores e custos de peças de reposição. 

Aqui em nosso blog temos conteúdos específicos para cada tipo de veículo de movimentação de carga e outras dicas muito práticas para otimizar suas operações. Em caso de dúvidas, entre em contato com nossa equipe de especialistas por meio dos nossos canais de contato. 

Gostou do nosso conteúdo? Então leia também: Como usar o ChatGPT para organizar a logística de uma empresa?