Equipamentos de movimentação: quais os principais cuidados
Qualquer empresa do segmento industrial ou de logística precisa contar com bons equipamentos de movimentação, que muito além de transportar itens importantes para as operações, sejam produtos, matéria-prima ou outros equipamentos mais pesados, garantem também a segurança e bem-estar responsáveis por essa função. Entretanto, o uso incorreto desses veículos industriais motorizados pode resultar em graves acidentes e, por isso, alguns cuidados são fundamentais.
Entenda se você tem cumprido todas as normas de segurança durante o uso dos equipamentos de movimentação da sua empresa e saiba o que fazer para promover um ambiente adequado e seguro para colaboradores e clientes.
Normas de segurança e cuidados especiais para a utilização de equipamentos de movimentação dentro de empresas
Devido às suas características funcionais e modelo de uso, tanto as empilhadeiras quanto as paleteiras são consideradas, pelos órgãos reguladores, como veículos industriais motorizados para a movimentação de cargas pesadas. E o que isso significa? Que, assim como todo o veículo, é necessário todo um preparo da parte do condutor e algumas regras e normas de segurança que devem ser seguidas com o objetivo de evitar acidentes.
Conheça então os principais cuidados:
Treinamento adequado e habilitação
Ainda que pareça muito simples de operar, os equipamentos de movimentação de carga têm uma mecânica própria para cargas maiores e mais pesadas, o que torna tanto a velocidade quanto a força do equipamento um ponto de atenção. Por isso, não é permitido que operadores sem treinamento adequado e sem a habilitação exigida façam uso do veículo industrial.
Isso porque qualquer operador responsável pelos equipamentos deve estar familiarizado com as funcionalidades e técnicas de operação e segurança. O objetivo dessa exigência (que é norma em muitos países) é garantir que todos estejam cientes e compreendam quais são os riscos, desenvolvam a habilidade para manobrar os veículos de forma correta e, ainda que a finalidade seja evitar acidentes, preparar os operadores para lidar com situações de perigo.
Essa habilitação exige uma certificação que pode ser gerada por instituições de treinamento ou mesmo pela própria empresa, desde que haja uma equipe especializada e preparada em um programa de capacitação interna reconhecido pelos órgãos reguladores.
Inspeção regular dos equipamentos
Para quem já está acostumado com o funcionamento dos equipamentos, conhece bem a mecânica e está capacitado para reconhecer qualquer anomalia, é fácil identificar quando há algo de errado com o veículo. No entanto, há pequenos sinais tão sutis que, quando percebidos, já podem ter evoluído para um problema muito maior.
Por isso, é muito importante realizar inspeções periódicas nos equipamentos para verificar se há desgaste, danos ou problemas que possam comprometer sua segurança e eficiência. A periodicidade deve variar de acordo com o tipo de equipamento, a frequência de uso e tempo do equipamento (veículos mais antigos necessitam de maior atenção!).
Ao observar qualquer irregularidade, providencie a manutenção imediatamente.
Manutenção preventiva
A manutenção preventiva não só é um dos principais cuidados para evitar acidentes, como também garante a durabilidade do seu equipamento e economia para a sua empresa. Afinal, é muito mais barato corrigir um problema previsto do que conter os danos causados pela falta de manutenção.
Portanto, estabeleça um plano de manutenção preventiva que inclua ações simples como verificar a lubrificação da máquina, trocar peças que já estejam desgastadas pelo uso e ajustar os itens conforme necessário. São etapas básicas e que podem te poupar muito tempo e dinheiro, além de evitar que sua operação fique parada por falta de equipamento.
Fique também sempre de olho nas recomendações dos fabricantes sobre a periodicidade da manutenção preventiva!
Respeite o limite máximo de carga
Todo equipamento de movimentação de carga tem um limite de peso bem definido, e que deve ser respeitado, ainda que sejam necessárias mais viagens ou que a tarefa leve mais tempo. Isso porque sobrecarregar o equipamento pode resultar em falhas mecânicas e, consequentemente, acidentes que coloquem em risco os colaboradores e causem danos à carga.
Até operar sempre no limite máximo de carga pode não ser recomendado. Por isso, se organize e programe a logística dos itens de forma a garantir a segurança do operador, da carga e preservar o seu equipamento.
Zonas de operação seguras
Ainda que a finalidade seja o transporte de cargas de um ponto a outro, você não deve operar o equipamento em qualquer lugar. Não só pelo risco de acidentes, como também pelos riscos de causar danos ao veículo. Portanto, crie zonas de operação delimitadas e sinalizadas. Dessa forma, o operador saberá exatamente onde transitar e pessoas sem autorização evitarão passar pelo local.
Diminui ao máximo possível a quantidade de pessoas nos locais de operação dos equipamentos de movimentação de carga.
Sinalização e comunicação
Respeite as normas e seja criativo. Assim como acontece no trânsito, com os veículos de transporte de pessoas, os veículos industriais também devem ser operados sob uma sinalização adequada e uma comunicação clara aos transeuntes. Conte com sinais sinais e visuais (como placas indicativas) para alertas às pessoas sobre os equipamentos em movimento e manobras realizadas.
Procedimentos de emergência
Dentro do processo de treinamento, é preciso que a equipe de capacitação prepare os colaboradores e operadores para lidarem com situações de emergência e imprevistas. Ou seja, falhas mecânicas nos equipamentos, trânsito de pessoas não autorizadas, problemas com a carga e possíveis acidentes.
A reação rápida é a diferença entre um acidente leve e grave e, por isso, é necessário que os operadores estejam sempre atentos e prontos para agir e corrigir a situação com rapidez e respeitando todas as normas de segurança.
Agora que você já sabe quais são os principais cuidados com os equipamentos de movimentação, invista em equipamentos de qualidade e confiabilidade. Acesse nosso e-commerce e conheça nossa marca.